FATORES DE FORMA O DO SOLOS
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS – DCG
Discente: Joaquim Pedro de Santana Xavier – 3° período, Bacharelado em Geografia.
FATORES DE FORMAÇÃO DO SOLO
Os fatores de formação do solo são cinco: material de origem, clima, organismos, relevo e tempo. Estes fatores, junto com os processos de formação, vão dar as características para o solo de acordo com a variação destes fatores e processos.
Material de origem: é o material que dá origem ao solo, podendo ser originado de rochas ou de sedimentos transportados (alóctones). A grande importância do material de origem são os minerais presentes nas rochas e nos sedimentos, visto que as propriedades e características do solo, em primeiro lugar, dos compostos químicos presentes nos minerais. Minerais que podem ser inalterados oi transformados em outros minerais (minerais secundários) devido ao intemperismo. Materiais diferentes geram solos diferentes, o mesmo pode acontecer com materiais iguais dependo dos arranjos dos outros fatores e processos.
Clima: o clima é importante pois vai determinar o tipo, a intensidade e a velocidade do intemperismo que vai agir sobre o material de origem. Os dois parâmetros climáticos mais importantes são a precipitação e a temperatura, regulando a natureza e a velocidade das reações químicas. Para que ocorra intemperismo químico, é necessário que exista água no sistema. Dessa forma, a água está envolvida diretamente no processo, seja como solvente, seja indiretamente, favorecendo a instalação de seres vivos que irão acelerar o intemperismo. Uma vez processadas as reações, a circulação de água exerce importante papel na remoção de partículas sólidas (erosão) e produtos solúveis (lixiviação) do intemperismo. Quanto maior a disponibilidade de água (pluviosidade total e distribuição ao longo do ano) e mais frequente for a sua renovação (drenagem), mais completas serão as reações químicas do intemperismo. A