Consultoria
Disciplina: Psicologia Organizacional
Aluna: Priscila Rodrigues Leite
Secretariado Executivo – 7º Semestre
Consultoria Organizacional A Consultoria visa a preparar os profissionais para o exercício, com competência e ética, das atividades do cotidiano organizacional, fortalecendo as empresas através do aprimoramento e desenvolvimento de habilidades dos seus talentos humanos. Desta forma, a consultoria é a assistência ao cliente nas suas necessidades, identificando problemas, decidindo que forma de ajuda se faz necessária, diagnosticando e implementando programas de ação ou mudanças concretas na cultura empresarial, enfim, apoiando a organização no cumprimento de sua missão, isso através de consultoria interna e/ou externa. O consultor Interno geralmente é funcionário da empresa, faz parte da estrutura organizacional e está inserido em sua cultura e valores. Sendo o externo, o que presta serviços ocasionais.
As vantagens de uma consultoria externa são: Visão externa mais ampla; Neutralidade, pois o consultor não faz parte da estrutura da empresa onde trabalha; Experiência solução de problemas semelhantes, facilita encontrar o “caminho das pedras”, sempre atuando junto com seu cliente; Atenção concentrada e Alavancagem para a ação, pois o consultor funciona como catalisador, dando um impulso extra para as mudanças acontecerem.
Com a Consultoria Interna, há muitas vantagens, pois o consultor está diariamente em contato com os procedimentos internos, possui maior conhecimento dos aspectos informais, possui maior acesso a pessoas e grupos de interesse, além de participar da avaliação e do controle do processo inerente ao trabalho.
As desvantagens da Consultoria Externa e Interna, são respectivamente: Possível desmotivação da equipe interna, ( em alguns casos a contratação de uma equipa externa pode dar a entender que se perdeu a confiança nos próprios funcionários da empresa); Desconforto por parte dos funcionários em ter alguém