Construção do conhecimento
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo pretende abordar como o conhecimento manifestou-se ao longo da história da humanidade, justificando suas formas de serem e como está relacionado com o cotidiano de nossas vidas.
Em um mundo onde se tem acesso a tantas e variadas informações e onde é possível até mesmo conhecer aspectos de outras culturas, manter contato facilmente com elas e assim ser influenciado, recebe-se também inúmeras informações sobre processos educativos. Há, diariamente possibilidades infindas de se conhecer estudos, propostas, práticas e projetos educativos oriundos das mais diversas culturas. Esta facilidade de acesso às outras culturas e às outras práticas educativas impõe responsabilidades.
A intenção com esse estudo é oferecer elementos de suporte teórico, sobre as várias formas de conhecimento, que nos permitirá a reflexão de possíveis relações com a prática social, a fim de evidenciar a necessidade de organização coerente do pensamento, como algo que possa vir a ser útil para a classificação do ato educativo.
O homem sempre buscou explicações que justificassem sua existência, tal capacidade que o difere de todos os seres vivos existentes no mundo, possivelmente não apenas viver com a realidade, mas também conhecê-la, aprendê-la e explicá-la. Seguindo como tendência apontando o certo e o errado; a afinado e o desafinado; o bem e o mal; o falso e o verdadeiro, discutindo, julgando e valorizando no permanente empenho humano, a racionalidade em um lento e constante movimento, acaba se moldando em um complexo desenvolvimento de autocrítica e adaptando-se em várias formas de entendimento sobre a realidade.
2 DESENVOLVIMENTO
O homem é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações que acontecem em uma determinada cultura.
Na busca de se ter o perfeito conhecimento de si mesmo, noção da própria capacidade de pensar; tendo idéias e adquirindo