Construção do conhecimento
Em diferentes domínios: • Educação • Desenvolvimento de Software • Arquitetura • Medicina • Outros
1) Para uma sociedade industrial, os sistemas devem ser projetados para atender às necessidades dos setores de gestão e produção das empresas, facilitando e agilizando as tarefas que outrora eram realizadas com formulários impressos, por exemplo. Há setores como estoque e almoxerifado que são beneficiados com esses sistemas, que devem ser estáveis e rápidos a maior parte do tempo para evitar a demora e perda de horas de atendimento ao setor produtivo, em caso do sistema estar indisponível.
2) Os sistemas com ênfase na sociedade em rede possibilitam a interação e colaboração de várias pessoas num mesmo local ou à distância, com a inclusão de espaços destinados à troca de conhecimento, bem como comunicação em tempo real, disseminam a informação em velocidade superior aos meios de transmissão antigos como rádio e televisão.
3) Na educação, os sistemas possibilitam o acesso de pessoas em cursos à distância, proporcionando comodidade e facilidade ao conhecimento em sua própria casa. A ajuda da informática no aprendizado deixou de se dar apenas por conteúdo multimídia em itens físicos ou internet, tornando-se um meio de estudo alternativo, permitindo ao aluno aprender no ritmo que considera adequado.
4) Ajudam no gerenciamento do processo de criação de software, dando ao time de desenvolvimento as ferramentas para análise, colaboração e discussão do que está sendo feito.
5) Facilitam a criação de projetos nessa área, pois são mais rápidos e possuem ferramentas que permitem maior capacidade de processamento, do que a atividade manual tradicional.
6) São sistemas que guardam as informações sobre pacientes e procedimentos realizados nos hospitais, dando fácil acesso a consulta desses dados pelo médico, possibilitando a criação de