constituição
Trata-se da mais ampla negociação já feita na história das Constituições Brasileiras. Essa negociação absorveu tenções e negociações políticas, econômicas e sociais, misturou diversos partidos políticos e diversas ideologias e obteve maioria em 559 cabeças. Disso, nasceu a Constituição de 88, que foi a sétima do Brasil.
A primeira é de 1824, que tornou Pedro I um Imperador constitucional e incorporou os ideais da Revolução Francesa. A segunda veio com a República, em 1891, que seguiu o modelo dos EUA com fundamentos Republicanos e a autonomia dos Estados. Dentre os constituintes da época, destacou-se Rui Barbosa, seu Art.ífice e redator. Depois da Revolução de 1930 e da Revolução Constitucionalista de 32, veio a Constituição de 34. Inspirada na Republica Alemã de Weimar e, por isso romântica, foi uma mistura forçada de todas as correntes políticas da época: conservadoras, socialistas, liberais e fascistas. Acabou abatida pelo Golpe de 37. Veio, então, o Estado Novo de Getúlio Vargas, em que o ditador e seu apoio militar impuseram uma Constituição baseada no principio de um poder autoritário voltado ao desenvolvimento econômico e social. Com a queda de Vargas, veio a redemocratização e a Constituição de 46, com preocupações econômico-sociais, fazendo conviver a livre iniciativa com os direitos e garantias individuais. Ela deu força ao legislativo sobre o executivo e manteve o judiciário como recurso derradeiro.
2. MOMENTO HISTÓRICO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988
No Brasil, em 1960, com a Constituição de 1946 vigente, o país elege Jânio Quadros por eleições diretas, nesse período o povo escolhia separadamente o presidente e o vice, com isso políticos com ideologias diferentes poderiam assumir o cargo. E com renuncia de Jânio Quadro em agosto 1961, quem assumiria seria o vice-presidente, João Goulart (Jango).
Porém alguns ministros militares não queriam a posse de João Goulart como era previsto na Constituição da época,