Constituiçao
O cigarro já não é mais símbolo de status e nem de dinheiro, hoje o cigarro é a única droga lícita de nossa legislação, tornou-se um caso de saúde publica.
A indústria do tabaco não é mais tão favorecida com isso, devido às pressões violentas que sofre por parte do não fumante, de suas famílias e do governo, devido o alto custo do tratamento.
Devemos lembrar que o cigarro apesar de sua fabricação ser permitida, causa dependência física e psicológica, devido a NICOTINA que é substância altamente viciosa, e infelizmente o Brasil é causador de mais de 120.000 mortes por ano.
A fumaça tragada provoca varias alterações no organismo: aumento da pressão arterial; aumento dos batimentos cardíacos e constrição dos vasos sanguíneos alem de inúmeras doenças, tais como: hipertensão arterial, infarto do miocárdio, aterosclerose, bronquite crônica, angina pectoris, tromboangeíte obliterada, enfisema pulmonar, cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim, faringe, colo de útero, mama, reto, intestino e próstata, diabete, otite, amigdalite, osteoporose, acidente vascular cerebral, aneurisma da aorta, estomatite, aborto, linfoma, catarata, periodontite, tuberculose, deslocamento precoce da placenta e sinusite, entre algumas outras.
Deixar de fumar requer muita força de vontade, apoio da família e amigos, pois isso é um problema que deve ser encarado pelo fumante como um sacrifício, mas um benefício para si e todos que estão a sua volta, pois quem fuma, involuntariamente obriga as pessoas que estão perto a fumarem por tabela, são os chamados fumantes passivos que padecem das mesmas doenças que os fumantes ativos.
O mais importante é conscientizar os jovens sobre o perigo deste vício, pois são deles que o futuro do mundo e da humanidade