Constitucional
Concorrência perfeita: é caracterizado como a produção da parte de alguns e o consumo da parte de outros, seria o equilíbrio entre consumidor e produtor, ambos têm a noção de como, quanto e por quanto devem consumir determinado bem.
Monopólio: seria a ausência de concorrentes em determinados setores da economia, que resultará na existência de apenas um fornecedor, o que se caracteriza como uma concorrência imperfeita. Desta forma ao fornecedor poderá estabelecer seus preços, mas não deixará de equilibrar o preço e a demanda. Poderá ainda regular o preço para evitar a entrada de fornecedores concorrentes no mercado. Ademais o monopolista terá tal poder sobre o setor que será considerado o dono do mercado.
Oligopólio: se caracteriza por ter poucos fornecedores e cada um deles ter uma grande parcela do mercado, mais uma forma de concorrência imperfeita. Os produtos poderão ser homogêneos ou possuir alguma diferenciação, a concorrência nesse setor será principalmente quanto a questões como qualidade, garantia, entre outros e não pelo fator preço.
Torna-se comum nesse tipo de mercado a formação do cartel, que seria um acordo entre os fornecedores que manterá o preço do produto em um certo nível possibilitando a todos o lucro. Oligopólio e monopólio são por diversas vezes restringidos por lei, geralmente quando o produto é considerado fundamental a economia.
2 – Dentro de uma Macroeconomia, discorra acerca de como funciona:A) Fluxo circular da renda
As Identidades macroeconômicas básicas são o Fluxo circular da Renda, Empresas e famílias, O estado como elemento constitutivo do sistema econômico, As diferentes categorias de rendimento: salário, lucro, aluguel, juros, impostos.
O fluxo circular de renda mostra o fluxo contínuo de bens (mercadorias e serviços) e fatores de produção, entre empresas (unidades produtivas) e famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos de propriedade