Considere A Rela O Entre
O texto é a manifestação e a realização da linguagem como forma de expressão e transmissão de uma mensagem. Dentre as doutrinas que estudam o texto, é unânime sua classificação a partir da sua linguagem verbal e não verbal. Para Bernárdez (1982):
Texto é a unidade linguística comunicativa fundamental, produto da atividade verbal humana, que possui sempre caráter social: caracteriza-se por seu estrato semântico e comunicativo, assim como por sua coerência profunda e superficial, por causa da interação comunicativa do falante de criar um texto íntegro, e da sua estruturação mediante dois conjuntos de regras: as próprias do nível textual e as do sistema da língua.1
Conforme supramencionado, a linguagem verbal caracteriza-se pelo uso da palavra como código para desenvolver a escrita ou a oralidade. Já a linguagem não verbal faz uso de outros sinais para que a comunicação seja estabelecida.
O ramo da linguística responsável pelo estudo do significado das palavras, bem como das frases, textos e signos usados na expressão da linguagem humana é a Semântica.
Com as teorias desenvolvidas pela Linguística, especificamente as abordagens iniciadas com o Estruturalismo, é admissível analisar, através da significação, os textos não verbais, ou seja, os textos visuais dos quais são exemplos os quadrinhos, as pinturas, a arquitetura, as fotografias, as caricaturas, sinais de trânsito, etc.
Ninin (2011) discorre que o Estruturalismo teve base com Ferdinand de Saussure, e uma de suas principais características é o reconhecimento da abordagem estrutural da língua, ou seja, a constituição organizada de elementos linguísticos e a língua como um sistema de signos. Ainda, o doutrinador faz menção do significante e do significado, sendo aquele a imagem acústica do signo, e o último o conceito. A união de ambos (significante e significado) forma o signo linguístico.2
Sendo assim,