consideração coletiva psicologia escolar
Pelo exposto, ratificamos a psicologia escolar como um ramo importantíssimo para promoção de saúde mental da escola, levando em conta aspectos da psicologia e da educação, perfazendo a relacionamento integrado de todos os membros: alunos, diretores, pais, professores e o próprio psicólogo. Podemos acrescentar que a psicologia escolar atual convive com uma fase de questionamentos sobre a prática profissional procurando estabelecer novas ações ao psicólogo escolar junto ao contexto educacional. Isso, sem sombra de dúvida, é um dos grandes debates da psicologia contemporânea.
Dentro desse contexto, percebemos que embora muitos pontos tenham sido superados com relação à ação do psicólogo escolar, continuamos, repetindo um modelo de controle social e ajustamento em alguns lugares do Brasil, uma psicologia escolar clínica; É claro que em outras regiões assim como o Brasília-DF, a psicologia já tem um espaço mais bem delimitado, um papel mais definido. Os psicólogos recebem cursos de formação continuada, mas isso, infelizmente não é a realidade de todos os estados. No momento atual, a psicologia escolar e seus benefícios, é algo desconhecido por muitos gestores e profissionais de educação. São poucas as instituições que partilham dos bons resultados alcançados por esta ciência. Para isso, pontuamos a necessidade do psicólogo escolar ter um espírito muitas vezes político com vistas a conscientizar a sociedade e divulgar seu trabalho dentro das escolas, documentando os resultados para que não somente a classe profissional tome conhecimento, como a população em geral.
Além disso, destacamos o valor da ética profissional, pois é lógico, que necessitamos pensar em um melhor arcabouço teórico-metodológico para que a psicologia escolar tenha uma maior consistência, mas também precisamos de um profissional comprometido com as relações sociais e humanas, para ampliar a visão sobre as potencialidades das pessoas envolvidas no contexto escolar.
É salutar