Psicologia
A Escola Pública que visitamos, hoje ocupa um espaço/prédio onde funcionava uma escola particular e atende aproximadamente 700 alunos que vão da antiga 5ª série ( 6º ano ) – 8ª série ( 9º ano ) e o ensino médio ( 1º, 2º e 3º anos ). Tem uma estrutura aproximada de 60 profissionais, dentre eles, professores, direção, coordenação, auxiliares de cozinha, porteiros, vigilantes, secretarias, pastoral, orientação educacional. A estrutura física da escola é boa. As salas de aula são grandes e possuem ventilação, na sala dos professores observamos organização e condições de acolhimento para o profissional. A secretaria bastante ampla e com recursos de tecnologia para exercer as atividades ali desenvolvidas. A direção da escola tem por objetivo transforma-la em uma escola de referência adicionando ao currículo o horário integral. Possui também uma cantina que oferece aos alunos e funcionários alimentação garantida. Por fim, a análise da estrutura da escola não é ruim, mas precisa de alguns melhoramentos.
A Escola não possui um psicologo(a), fizemos a entrevista com um profissional, formado em Pedagogia pela UFRJ, com especialização em Psicopedagogia, responsável pela área de Orientação Educacional direcionada apenas aos alunos do Ensino Médio, pois ocupa maior demanda de necessidade dessa aplicação pedagógica na escola. O mesmo também já atuou em escolas particulares em outras cidades do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais como orientador educacional.
A Escola Particular, possui 117 anos de funcionamento, escola tradicionalista, existem 5 psicólogos, um para cada área de grau. Possui em torno de 1300 alunos e mais ou menos 180 funcionários. A escola sempre oferece Capacitação Permanente para todos os funcionários. A psicóloga possui 32 anos de profissão e a 25 atua nesta escola na área do Fundamental II, do 6º ao 9º ano. Também tem formação de especialização em Psicopedagogia.
Em