Buscando Rigor e qualidade
Componente curricular: Seminário de Pesquisa II
Docente: Dr. Walter Pinheiro Júnior
Discente: Izabel Cristina das Chagas Souza
Curso: Pedagogia Período: 2014.2 Turno: Vespertino
No artigo “Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade”, Marli André inicia a discussão do tema a partir da reflexão sobre o resultado do trabalho de anos dos pesquisadores da Academia Nacional de Educação (NAE) norte-americana. Esse resultado é a organização do livro “Questões de pesquisa em educação: problemas e possibilidades”, que explica a pesquisa educacional como um problema histórico-sociológico e configura a educação na pesquisa social como vocação, além de acreditar na importância da comunicação na pesquisa educacional.
A autora usa um artigo norte-americano para mostrar que mesmo em um país com uma considerável história de produção de pesquisa, ainda há uma necessidade de rever e analisar criticamente essa, afim de aprimorá-la. Além de acreditar na pesquisa educacional como uma produção coletiva e a longo prazo. Sendo assim, estes pesquisadores chegam a conclusão que para assegurar uma qualidade em pesquisa educacional, é necessário abrir-se o debate da concepção do que seria “boa” ou “má” pesquisa, em espaços de construção coletiva na sociedade.
Em um segundo momento, Marli André explicita os novos rumos da pesquisa. Neste ponto, observa mudanças nas temáticas e problemas, nos referenciais teóricos, nas abordagens metodológicas e nos contextos de produção dos trabalhos científicos e leva em consideração que os temas se ampliam e diversificam-se com o decorrer dos anos. Assim, a preocupação com os fatores extra-escolares no desempenho dos alunos, dá lugar à atenção dada aos fatores intra-escolares, a preocupação com o cotidiano escolar, as interações, a organização do trabalho pedagógico, o desenvolvimento da leitura e escrita, a disciplina e a avaliação em âmbito escolar. É levado em consideração as