Proposta de Restauro
Proposta de restauro do Casarão da Rua Afonso Pena, nº 139
Centro Histórico de São Luís
Localização
A edificação localizada na Rua Afonso Pena de nº 139, objeto deste projeto encontra-se localizado no Centro Histórico de São Luís, entre a Rua Henrique Leal e a Avenida Magalhães de Almeida.
Área construída
Prédio comercial nº 139 da Rua Afonso Pena 216,35 m²
Entorno
A edificação está situada entre uma agência de turismo e loja de materiais odontológicos. A rua Afonso Pena possui ,ao longo do seu comprimento, uma diversidade de estabelecimentos. Grande parte dos casarões são ocupados por lojas de materiais hospitalares, mas há também loja de móveis, pousadas, oficina de jóias e o jornal Pequeno.
Fazendo cruzamento com a rua Afonso Pena, está a rua Henrique Leal. Nela estão localizados o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o jornal Extra, a Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social do Estado do Maranhão, o Projeto Teatro Escola, a MD Comércio de Papéis e no final da rua pode-se visualizar o prédio de Arquitetura e Urbanismo da UEMA.
ASPECTOS HISTÓRICOS
Período da construção e evolução cronológica de usos
Trata-se de um conjunto arquitetônico harmonioso de estilo tradicional luso-maranhense caracterizado predominantemente por uma implantação em lotes estreitos e profundos de ruas estreitas e calçadas revestidas por pedras. Caracteriza-se também por grandes telhados, fachadas revestidas por azulejos, gradis em ferro forjado e vãos emoldurados.
Devido à importância dessa área histórica e cultural, essa edificação foi protegida nos tombamentos:
Foi inscrito fazendo parte integrante na Lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO em dezembro de 1997.
No âmbito estadual, através do Decreto Estadual nº 10.089 desde 1986;
Foi inscrito fazendo parte integrante na Lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO em dezembro de 1997. De 1863 (data de sua construção) até