Conservação e Restauração
Exercício (filmes: LUSTOSA, Vitor. Conservação preventiva em bibliotecas e arquivos. Rio de Janeiro: 350 Produções, 1997. (Filme, 14’) e LUSTOSA, Vitor. Controle integrado de insetos em bibliotecas e arquivos. Rio de Janeiro: 350 Produções, 1997. (Filme, 12’); e p. 12-24 do texto: CASSARES, Norma C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial, 2002. (Coleção Como Fazer, 5).
1. Baseando-se nos filmes assistidos e no texto lido, faça uma abordagem sobre os principais fatores de deterioração em acervos de arquivos, bibliotecas e museus. Use o verso desta folha, se necessário.
Como forma de deterioração temos fatores ambientais: o calor e umidade que contribuem com a destruição de documentos, principalmente quando em suporte-papel.
Toda fonte de luz, natural ou artificial, provocam danos através da oxidação. A falta de controle da qualidade do ar também contribue fortemente para a deterioração.
Agentes biológicos: insetos (baratas, brocas, cupins), roedores e fungos, provocam destruições desastrosas.
Intervenções inadequadas nos acervos: muitas vezes, com a boa intenção de proteger os conjuntos de documentos, fazemos intervenções que resultam em danos ainda maiores.que normalmente são feitos por falta de conhecimento.
Manuseio indequado dos documentos, furto e vandalismo.
Falta de profissionais experientes que possam assessorar em caso de necessidade.
As condições inadequadas em que os documentos são guardados.
Falta de higienização tanto dos documentos, quanto dos locais onde ficam.
Exercício (filmes: LUSTOSA, Vitor. Conservação preventiva em bibliotecas e arquivos. Rio de Janeiro: 350 Produções, 1997. (Filme, 14’) e LUSTOSA, Vitor. Controle integrado de insetos em bibliotecas e arquivos. Rio de Janeiro: 350 Produções, 1997. (Filme, 12’); e p. 12-24 do texto: CASSARES, Norma C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: