SENHOR
PROF. ADHEMAR BERNARDES ANTUNES
MÓDULO 1.
O RETRATO DO BRASIL - QUE PAÍS É ESTE ?
PARTE I. VIVEMOS NUM MUNDO CADA VEZ MAIS INTEGRADO
INTRODUÇÃO
Mostrar o retrato do Brasil. Embora não nos seja possível enquadrá-lo em uma só imagem, o mais recomendável é apresentarmos um painel, em que os diversos "Brasis" possam ser apreciados, criticados e, sobretudo, vivenciados. Afinal, é nele que se encontram nossas referências e se aprofundam nossas raízes.
Vejamos, inicialmente, um pouco sobre o mundo em que vivemos.
VIVEMOS NUM MUNDO CADA VEZ MAIS INTEGRADO
Não é de hoje que se afirma que a realidade mundial passa por rápidas e profundas transformações de natureza política, econômica e social. As mudanças ocorridas no Leste Europeu e na antiga União Soviética resultaram no fim do socialismo real ( e no surgimento de uma nova ordem mundial, caracterizada pela hegemonia militar e diplomática dos Estados Unidos. Por outro lado, o mundo encontra-se marcado pela existência de três centros econômicos mundiais, polarizados pelos EUA, Japão e nações da Europa Ocidental. Assim, podemos afirmar que o mundo atual pode ser entendido, do ponto de vista militar e diplomático, como um mundo monopolar e, do prisma econômico, como multipolar.
Na esteira dessas mudanças, ocorreram inúmeros conflitos interétnicos, notadamente na antiga Iugoslávia (Bósnia-Herzegovina, Croácia) e na extinta União Soviética (Geórgia, Chechênia).
Além disso, verificou-se a unificação alemã, e o fim do apartheid na África do Sul, avanços e recuos nos acordos de paz no Oriente Médio, entre outros acontecimentos de natureza política.
No campo econômico, as transformações também foram muito significativas, e podem ser facilmente percebidas nas páginas dos jornais. Globalização, crash global (crise econômica) Tigres Asiáticos e blocos econômicos são termos sempre presentes na imprensa e cada vez mais empregados pelas pessoas no seu dia-a-dia.