interpretação de texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CAMPUS ALPHAVILLE
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
RA.: B6013C-6 - FERNANDA CAVALCANTE FANTI
RA.: B1483I-9 - JOÃO PESSOA DE OLIVEIRA
Trabalho da disciplina I.P.T do 1º semestre do Curso de Administração de Empresas da Unip - Universidade Paulista, sob orientação do Prof. Marcelo.
SANTANA DE PARNAÍBA
2013
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CAMPUS ALPHAVILLE
SANTANA DE PARNAÍBA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CONTEÚDO 4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..... 6
INTRODUÇÃO
Infeslizmente no Brasil nem todas as variações linguística tem o mesmo prestigio social. E muitos brasileiros que sabem a norma culta da língua, não utilizam o dia inteiro utilizando seus vacábulos normas populares.
Neste trabalho podemos entender que as pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo.
Há falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros. São as gírias e jargões.
Variação de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente. É o conjunto das diferenças de realização linguística falada pelos locutores de uma mesma língua. Tais diferenças decorrem do fato de o sistema linguístico não ser unitário, mas comportar vários eixos de diferenciação: estilístico, regional, sociocultural, ocupacional e etário. A variação e a mudança podem ocorrer em algum ou em vários dos subsistemas constitutivos