Interpretação de Textos
A palavra texto = tem a mesma origem da palavra têxtil e telha - vem do latim tecere = tecer, fundir uma telha, fiar, entrelaçar.
O 'texto' vem do latim texere (construir, tecer), cujo particípio passado textus também era usado como substantivo, e significava 'maneira de tecer', ou 'coisa tecida', e ainda mais tarde, 'estrutura'.
Foi só lá pelo século 14 que a evolução semântica da palavra atingiu o sentido de "tecelagem ou estruturação de palavras", ou 'composição literária'.
Podemos então concluir que todo aquele que escreve é um tecelão, que ao invés de tecer linha, arame, etc, vai tecer afirmações, argumentações ou ideias.
INTERPRETAR UM TEXTO é fazer com que o LEITOR venha desvendar, decifrar a teia, a trama linguística. (daquilo que foi escrito).
Entendemos, portanto que o texto é como um tecido e não um amontoado de fios desconexos. Portanto, a compreensão de uma parte do texto depende da compreensão do todo do texto.
Devemos analisar algumas coisas importantes:
1. TITULO
É de fundamental importância para compreensão do texto! Pois. Cerca de 40% da interpretação do conteúdo está no TÍTULO, pois ele nos da muitas dicas.
2. LEITURA CRÍTICA
- Interpretar um texto não é dizer o que nós entendemos dele ou o que achamos dele;
- Interpretar é descobrir o que o AUTOR quis provocar de sentido ao produzir o texto, o que ele quis transmitir.
INTERPRETAR: CONSEGUIR DESCOBRIR O SENTIDO QUE O AUTOR DO TEXTO QUIS PROVOCAR AO PRODUZÍ-LO.
1. A Interpretação de Texto não se resume simplesmente ao ato de ler;
2. Ler, com leitura crítica - consiste em interagir com o texto, ativando alguns conhecimentos:
MECANISMOS DO TEXTO:
a) Conhecimento Linguístico; (decodificação dessa leitura), teremos de trazer para o texto o nosso conhecimento da língua, na gramática. Ex: pontuação, acentuação, etc
Ex: Uma interpretação absurda e desconexa:
Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do fazendeiro