arieli
a. Aquecedores de passagem: a água é aquecida gradualmente, a medida em que passa pelo aparelho. O aquecimento ocorre através da passagem de água por um sistema de serpentina disposto ao redor de uma câmara de combustão, não exigindo reservatório por acumulação.
b. Aquecedor de exaustão natural: os gases provenientes da queima do gás saem pela chaminé naturalmente. É recomendado o uso deste tipo de equipamento em áreas de serviço que permitem as adequações de ambiente exigidas nas Normas
Técnicas/ Regulamento das Instalações Prediais. Existem dois subtipos de aquecedores de exaustão natural:
I. Com piloto: possui um piloto que fica permanentemente ligado, até que seja apagado manualmente. Não há necessidade de energia elétrica.
II. Com acendimento automático: não possui piloto e usa a energia de pilhas ou energia elétrica para a sua ignição. A chama acende quando você abre o registro de água quente e apaga quando você o fecha.
c. Aquecedor de exaustão forçada: o aquecedor possui um exaustor interno que força a saída dos gases provenientes da queima através da chaminé. É utilizado, geralmente, em áreas de serviço onde há restrições para atender as condições exigidas pelas Normas Técnicas/
Regulamento das Instalações Prediais. Necessita de energia elétrica para funcionar. Em geral são equipamentos de maior potência.
d. Aquecedor de fluxo balanceado: é um aquecedor blindado.
Possui um duto que utiliza o ar do ambiente externo para a queima e outro que expele o produto da queima para o exterior, podendo este ser de exaustão natural ou forçada.
e. Aquecedores de acumulação ou boiler: é propiciado pelo aquecimento direto da água acumulada em um reservatório térmico capaz de preservar a temperatura da água determinada pelo consumidor através de um termostato.
Qual o dimensionamento dos equipamentos disponíveis?
Para dimensionar corretamente o aquecedor a ser instalado na residência e