Aves
A primeira ideia que nos ocorre quando falamos de aves é que são animais com asas e o corpo coberto de penas, que possuem a capacidade de voar. Na verdade nenhum outro animal tem asas ou o corpo coberto de penas, nem a capacidade de se deslocar tão rápida e eficazmente no nosso no universo tridimensional. Contudo, nem todas as aves voam. Por exemplo, a avestruz e o pinguim são incapazes de o fazer. A avestruz anda e corre vertiginosamente, utilizando as suas asas como mero auxiliar de equilíbrio. O pinguim é um ótimo nadador que utiliza as suas asas como barbatanas.
Principais Grupos de Penas
De todo o modo, a estrutura e forma das aves está adaptada ao voo. O seu esqueleto e órgãos internos são excepcionalmente leves. Mesmo os pinguins e as avestruzes possuem ainda algumas destas características dos seus antepassados voadores. A sua forma e estrutura difere principalmente na dimensão e nas adaptações à dieta, reprodução e autodefesa das diversas espécies.
As aves pertencem a um vasto grupo de animais designado por Vertebrados (todos aqueles que possuem esqueleto). A este grupo pertencem também os peixes, os répteis, os anfíbios e os mamíferos. Tal como os mamíferos, e ao contrário de anfíbios e répteis, as aves são seres de “sangue-quente”, ou seja, a temperatura do seu corpo mantém-se constante, mesmo quando a temperatura exterior varia. Para este isolamento térmico muito contribuem as penas, principalmente as plumagens interiores. Em oposição à grande maioria dos vertebrados, as aves não possuem dentes, possuem antes um forte bico, que utilizam entre outras coisas, para se alimentar e defender.
Fisiologia
A circulação
Uma característica que favorece a homeotermia nas aves é a existência de um coração totalmente dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.
Não ocorre mistura de sangues. A metade direita (átrio e ventrículo direitos) trabalha exclusivamente com sangue pobre em oxigênio, encaminhando-o aos pulmões para