AVES
As aves são os únicos animais que possuem penas. As penas não só ajudam no voo, elas tem várias outras funções, como ajudar manter a temperatura do corpo das aves. As aves são animais homeotérmicos (também são chamados de endotérmicos), eles mantêm a temperatura corporal constante à custa da energia liberada pela respiração celular. O organismo das aves funciona adequadamente mesmo quando a temperatura ambiente é baixa.
O corpo As aves são bípedes, isto é, têm dois pés. A forma dos pés está relacionada ao modo de vida de cada ave. As penas são formadas principalmente por queratina, elas protegem a pele da ave e ajudam a diminuir a perda de água do corpo. Além disso, consegue manter a temperatura do corpo, pois diminuem a perda de calor pela pele. Elas são estruturas leves que não aumentam muito o peso do animal. As penas e as asas juntas ajuda o animal levantar o voo e a se manter no ar. A pele das aves não tem glândulas, exceto a glândula uropigeana , que se encontra na cauda. Essa glândula produz um óleo impermeabilizante paras as penas. Nas aves aquáticas isso é fundamental porque, se as penas se encharcassem, ela aumentaria o peso do corpo e as aves afundariam. Muitos ossos da ave são ocos, o que torna o esqueleto mais leve, então isso também é uma adaptação ao voo. As aves possuem uma saliência no osso do peito chamada quilha ou carena. Na carena estão os músculos que movimentam as asas, eles são chamados de músculos peitorais. Nas aves não basta somente ter asas para voar, são necessárias adaptações corporais.
Como se alimentam A alimentação varia com a espécie de ave, e pode incluir sementes, frutas, insetos, invertebrados e restos de animais. O bico da ave pode ser utilizado na alimentação, e também ajuda na defesa. As aves não possuem dentes, o que contribui na redução do peso, em compensação elas têm um estomago mecânico que tritura o alimento. Além do estomago mecânico há um estomago químico que é aonde