Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto
CENTRO DE LETRAS E COMUNIICAÇÃO
CURSO DE LETRAS
FICHAMENTO DO TEXTO “DA HETEROGENEIDADE DO DISCURSO À HETEROGENEIDADE DO TEXTO ESCRITO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DA LEITURA”
ARIELI DUARTE E PRISCILA RODRIGUES
PELOTAS-RS
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE LETRAS
FICHAMENTO DO TEXTO INDÍCIOS “DA HETEROGENEIDADE DO DISCURSO À HETEROGENEIDADE DO TEXTO ESCRITO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DA LEITURA”
Trabalho de fichamento realizado na disciplina de teorias e práticas de leitura do curso de letras da Universidade Federal de Pelotas. Prof. Jossemar de Matos Theisen
ARIELI DUARTE E PRISCILA RODRIGUES
PELOTAS-RS
2012
1-Referência bibliográfica:
AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Heterogéneité montrée et hétérogeineité constuitive: elements pour une approche de l’autre dans le discours. DRLAV, Paris, n.26, 1982.
2-Assunto do texto:
Diferenças de textos escritos ao discurso e as implicações no processo da leitura.
3-Palavras-chave: Heterogeneidade, Processos de leitura, Freda Indursky
4-Resumo:
Freda Indursky é defensora de que os textos discursivos e escritos não possuem estruturas fechadas. Na heterogeneidade, um texto pode interagir com outros textos, outras opiniões, mas é alterado devido a “bagagem literária” do contexto e do autor.
Ao ler, o leitor pode reconhecer ou não a heterogeneidade do texto e a intertextualidade, ou não, e pode relacionar-se com o texto, ou não.
Com o conhecimento que o leitor tem sobre o assunto, ao ler, ele pode talvez não reconhecer a heterogeneidade, porém, ao achar