Restauração e conservação do patrimonio tangivel
RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMONIO TANGIVEL
Salvador/BA
Dezembro de 2012
Restauração e Conservação do Patrimônio
Paper, estudo dirigido
Rodrigo Dantas*
APRESENTAÇÃO
Paper, referente aos estudos proporcionados em sala de aula pelo docente: Marcelo de Souza, para a matéria de Restauração e Conservação do Patrimônio, no curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Jorge Amado. *Discente do 6º semestre no curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Jorge Amado.
Salvador/BA
Dezembro de 2012
Restauração e Conservação do Patrimônio Arquitetônico
Antes mesmo de relacionar todos os itens que compõem este assunto, é necessário o entendimento destas terminologias, referente ao título da matéria aplicada à Arquitetura e Urbanismo. Desta maneira temos a seguir:
* Restauração: Determinadas ações aplicadas diretamente a um bem individual e estável, tendo como objetivo facilitar sua apreciação, compreensão e utilidade, ações conjuntas que apenas são realizadas quando este bem, sofreu alguma perda reversível. Baseando-se no respeito ao material original, porém podendo de certa maneira modificar o aspecto origina.
* Conservação: Determinadas ações que apresentam como objetivo a preservação deste bem, patrimônio, assegurando sua acessibilidade as gerações atuais e futuras, como novas tecnologias aplicadas. A conservação compreende a conservação preventiva, curativa e também a restauração. Estas medidas deverão respeitar o significado físico e também histórico, cultural e social.
Compreendendo a