Licenciatura
Resumo: Este artigo pretende mostrar como se deve conservar o patrimônio histórico, cultural e artístico, dando ênfase as cidades históricas. Ainda estaremos mencionando o papel da escola na educação dos alunos, pois é de grande relevância que ela esteja ciente que é ali que se formará a cidadania. Outro fator importante que destacaremos é a questão da memória, podendo assim ter um momento de reflexão e de crítica.
Palavras-chaves: Patrimônio cultural, escola, memória e cidades.
A Conservação e a Restauração visam salvaguardar o que consideramos bens culturais, que são produtos de nossa cultura - do pensamento, do sentimento e da ação do homem. Esses bens formam o patrimônio histórico e artístico, ou seja, nosso Patrimônio Cultural é portanto patrimônio Cultural é o conjunto de bens culturais de valor reconhecido para um determinado grupo ou para toda a humanidade. É dividido, inicialmente, em duas categorias: os bens intangíveis e os bens tangíveis. A Conservação e a Restauração atuam sobre o segundo grupo, que é ainda subdividido em bens imóveis e móveis.
Os bens intangíveis podem ser classificados em: idéias, costumes, tradição oral, danças folclóricas, etc., os tangíveis: bens imóveis (monumentos, edifícios, templos, sítios arqueológicos, etc.). os bens móveis são: (objetos de arte, livros, documentos, objetos litúrgicos, fósseis, etc. A preservação do Patrimônio Cultural tem importância fundamental para o desenvolvimento e enriquecimento cultural de um povo. Os bens culturais guardam informações, significados, mensagens, registros da história humana - refletem idéias, crenças, costumes, gosto estético, conhecimento tecnológico, condições sociais, econômicas e políticas de um grupo em determinada época. Ao contrário da visão que alguns têm do Patrimônio, referindo-se à objetos de museus como coisas velhas e estagnadas, o contato com o Patrimônio Cultural deve ser dinâmico e