Conservação dos alimentos
ALIMENTO
Alimento é toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido,líquido, pastoso ou qualquer forma adequada, destinada a fornecer ao organismo vivo, os elementos necessários à sua formação, manutenção e desenvolvimento.
Para que conservar os alimentos? * Impedir a contaminação microbiológica das matérias primas durante o processamento e nos produtos acabados * Manter o alimento livre de microrganismos patogênicos e deterioradores * Inativar processos enzimáticos * Evitar as reações químicas prejudiciais * Impedir a invasão por animais (insetos, ácaros e roedores);
CONSERVAÇÃO PELO CALOR Baseia-se no emprego de temperaturas ligeiramente acima das máximas que permitem a multiplicação dos microorganismos, que já é capaz de provocar a morte ou inativação de suas células vegetativas.
Principais métodos:
Pasteurização
Esterilização
* A pasteurização é um tratamento térmico que elimina os microorganismos termos sensíveis (todos os patogênicos e outros não esporulados) existentes no alimento.
CONSERVAÇÃO PELO FRIO
Temperaturas abaixo das que se tem registrado no ambiente são utilizadas para retardar as reações químicas e as atividades enzimáticas, bem como para retardar ou inibir o crescimento e a atividade dos microrganismos nos alimentos.
Principais Métodos:
Refrigeração
Congelamento
CONSERVAÇÃO PELO CONTROLE DA UMIDADE
A secagem é uma das práticas mais antigas de conservação de alimentos desenvolvidas pelo homem. A maioria dos alimentos contém suficiente umidade para permitir a ação de suas enzimas e de microrganismos que nele se encontram, de modo que, para preservá-los, faz-se necessária a remoção da maior quantidade possível de água.
Principais Métodos :
Secagem natural
Desidratação ou secagem artificial(Secadores de Esteira - Estes secadores possibilita o transporte contínuo do alimento em processo por meio de uma esteira perfurada. Os secadores de esteira contínuo, são