CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
A fim de se ter um bom processo de conservação faz se importante o recebimento de matérias primas em boas condições. Cuidados desde a colheita até a entrega e armazenamento do produto são essenciais. A matéria prima não deve apresentar rachaduras, fissuras, amassamento, quebras ou qualquer dano físico, pois estes além de modificarem a integridade física, alteram as condições químicas e microbiológicas do alimento. Nesse tipo de agressão física ao alimento a conservação é feita no que se refere à proteção microbiana.
Deve-se levar em conta o fator econômico, pois este é um ponto decisivo sobre a escolha do método de conservação a ser empregado, pois existem processos muito caros para determinados tipos de alimentos e isso encareceria demais os produtos finais. Como o consumidor não tem percepção sobre o valor agregado dos processos, ele não consegue visualizar os benefícios.
Há vários métodos para conservação de alimentos, depende da forma de tratamento do alimento, que deve ser adequada. Podendo empregar processos combinados. São métodos utilizados: Conservação pelo calor; Conservação pelo frio; Conservação pelo controle de umidade; Conservação por adição de solutos; Conservação por defumação; Conservação por fermentação; Conservação por aditivos químicos; Conservação por irradiação.
Conservação pelo calor
Este método tem por objetivo a redução da carga microbiana e a desnaturação de enzimas. O tratamento térmico a ser aplicado vai depender da termossensibilidade do alimento e da sua suscetibilidade à deterioração, bem como da estabilidade requerida do produto final. Para ser seguro deve levar