Conservação de Alimentos
Os métodos de conservação dos alimentos ao longo da história da humanidade acompanharam e permitiram desenvolvimento do homem. O homem paleolítico ainda não produzia seu próprio alimento, não plantava e nem criava animais. Eles retiravam os alimentos da natureza. Coletavam frutos, grãos, raízes, pescava e caçava animais.
A primeira necessidade do homem foi a de se alimentar e por isso procurou meios de prolongar a vida útil dos alimentos. Conservantes naturais, tais como, calor do sol, gelo e fogo, foram esses elementos que forneceram o controle para o futuro da preservação. Na era moderna a ultrapasteurizarão e a liofilização, métodos tecnologicamente avançados e supereficientes para a conservação de alimentos, são baseados nos mesmos princípios do uso do calor e do frio para a conservação. Outros conservantes naturais tais como mel, vinagre, óleos, gordura animal etc., também eram utilizados na conservação dos alimentos. Como veremos adiante.
Foi devido ao desenvolvimento da preservação dos alimentos ao longo da história que o homem atingiu o nível tecnológico de hoje. Existem várias técnicas de conservação de alimentos para que eles não se estraguem, não percam o seu valor nutritivo, nem sofram nenhum tipo de alteração, como vimos acima. As principais são: fervura, resfriamento/ congelamento, lata, pasteurização e liofilização. Tais processo de conservação, fez com que o alimento adquirir-se uma certa durabilidade maior que antigamente, devido ao fato de nossa região está longe das grandes metrópoles que foram modernizadas primeiro, conforme a globalização dos mercados. Por isso, com o passar do tempo, com a onda da modernização o nosso estado como o Brasil todo aderiram ao equipamento de baixo preço para conservar os alimentos que hoje é um dos melhores métodos de conservamento através do resfriamento -a famosa geladeira.
Desse modo, o ser humano conseguiu expandir seus conhecimento para preserva o que pra ele é muito importante e que hoje veem