CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
Universidade Paulista de Limeira
Métodos de Conservações de Alimentos
Aluna: Juliana Aparecida Gomes RA: B42540-7
3° semestre de Nutrição 2013
Esterilização: é a destruição dos microrganismos nas formas vegetativas e esporuladas. A esterilização pode ser por meio físico (calor) ou químico (soluções esterilizantes).
Esterilizante: agente físico (estufa, autoclave) ou químico (glutaraldeído 2%, formaldeído 38%), capaz de destruir todas as formas de microrganismos, inclusive as esporuladas.
Desinfecção: é a eliminação de microrganismos patogênicos na forma vegetativa de consultório e demais ambientes da clínica, geralmente é feita por meio químicos (desinfetantes).
Desinfetantes: substância ou produto capaz de deter ou inibir a proliferação de microrganismos patogênicos em ambientes e superfícies do consultório, à temperatura ambiente.
Anti-séptico: substância ou produto capaz de deter ou inibir a proliferação de microrganismos patogênicos, à temperatura ambiente, em tecidos vivos.
Sanitização: procedimento que envolve diferentes processos, visando obter o grau de higiene e limpeza adequados em todos os componentes do ambiente de trabalho, reduzindo assim, os microorganismos presentes a um número compatível ao produto.
Germicidas: Qualquer agente físico ou químico, que destrua microrganismos, não incluindo, necessariamente, a capacidade de destruir esporos bacterianos.
Bactericidas: são antibióticos que destroem a bactéria, por meio de diversos mecanismos, destruição da parece celular, inibição da síntese proteica, inibição na síntese do ácido fólico, eliminando a bacteria.
Bacteriostáticos: são agentes quimioterápicos da classe dos antibióticos que detêm o crescimento de determinadas bactérias, dificultando sua proliferação e deixando ao sistema imunitário a tarefa