CONSERVACAO DE ENERGIA OK
- princípio da conservação de energia.
- princípio da conservação da energia é também conhecido como a primeira lei da
Termodinâmica.
Energia Térmica
A variação de energia térmica pode ser avaliada determinando-se a variação de sua energia por meio de termômetros. t (oC) = T (K) – 273,15
ou T(K) = t (oC) + 273,15
Sendo iguais os intervalos em ambas as escalas, ou seja,
t (oC) = T (K)
Alguns paises medem a sua temperatura em graus Fahrenheit (oF) t (oC) = (oF - 32)5/9 = (oF - 32)/1,8 t (oF) = oC .1,8 +32
Uma caloria é definida como a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1 g de água de 14,5 oC a 15,5 oC. Outra unidade usada, principalmente quando se trata de alimentação ou dietas é a Caloria (Cal) definida como:
1 Cal = 103 cal = 1 kcal
Quando dois corpos de temperaturas diferentes são colocadas em contato, a quantidade de calor trocada Q, é:
Q = m.c. t
(1)
Onde as unidades de Q, m e t são, respectivamente, cal, g, oC. A constante c é conhecida como calor específico e varia conforme o material. Exemplos, à temperatura ambiente, c (água) = 1 cal/(g.oC) c (ar) = 0,17 cal/(g.oC)
A relação entre uma caloria e um joule é obtida realizando um trabalho sobre uma quantidade de água e medindo o aumento de sua temperatura.
1 cal = 4,186 J
Movimento browniano
O botânico Robert Brown observou no microscópio que grãos de pólen suspensos em água movimentavam-se continuamente de modo caótico. A energia cinética média de translação de cada partícula é dada pela expressão:
1
onde k = 1,38 x 10-23 J/K é a constante de Boltzmann e T é a temperatura em K
Energia Química e Biológica
Cada molécula possui uma energia potencial elétrica que depende da posição relativa dos átomos que a formam. Os mesmos átomos podem formar moléculas diferentes com energias potenciais diferentes. Assim, pode-se afirmar que as formas de energia química são basicamente de natureza elétrica.
Quando se queima gás metano (CH4), ocorre uma reação de