As grandes paisagens naturais da terra
EMENTA O trabalho da Educação musical é norteado pelas seguintes formas de relacionamento e abordagem da música: composição/improvisação, interpretação/execução, percepção e apreciação. Os estudantes deverão vivenciar atividades musicais por meio da exploração, improvisação, interpretação e composição, permeadas pela audição consciente e apreciação crítica, de modo que o estudante possa manifestar livremente sua criatividade. O ambiente da aula de música deverá ser um espaço/tempo privilegiado, rico de impulsos e estímulos, de modo que o fazer musical possa ampliar-lhes quantitativa e qualitativamente as experiências sensoriais, afetivas e cognitivas, bem como as manifestações de originalidade e criatividade. Dentro do trabalho pedagógico, as habilidades de compor, tocar um instrumento, cantar, improvisar, ouvir e apreciar devem coexistir de forma integrada, não-hierarquizada. O fazer musical envolve, da parte do estudante, observação, experimentação e manipulação como procedimentos que conduzem à construção do conhecimento. Todos estes aspectos serão vivenciados a partir da construção da habilidade de tocar um instrumento de percussão.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Serão promovidas atividades sempre voltadas para o “fazer musical” em suas competências básicas: interpretar e compor, ouvir e apreciar e contextualizar. Enfatiza-se que os conteúdos a seguir não serão necessariamente trabalhados da maneira cronológica como estão apresentados:
Música - análise de conceitos e interligação com outros saberes. O fazer musical relacionado aos aspectos culturais, políticos, sociais e econômicos. ok
Som/Silêncio – conceitos fundamentais ok
Parâmetros/Qualidades do som/Silêncio: ok Altura – freqüência da onda sonora – localização do som, que implica na diferença entre sons graves, médios e agudos. Duração – tempo de propagação da onda sonora registrado cronométrica ou metronomicamente, ou seja