Conselhos para uma vida simples e feliz
• Sou filho de uma dona de casa (D. Débora) e um verdureiro (Sr. José)
– o terceiro de uma família de 7 irmãos.
•Tenho 43 anos.
•Casado com a Elenice e pai da Isabela.
•Sou advogado (18 anos) e professor universitário. Tenho formação técnica em contabilidade, e possuo um Mestrado em Dir. Público.
“... os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.
De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.” Grifos nossos.
1 Timóteo 6:5-10
a) Modelo clássico:
b) Modelo contínuo ou fluente
Gratidão (Salmos, 50:23) – Deus está no controle do processo. O que importa é o quanto você aprende com o processo. (Mateus, 25:14-28)
b. Contentamento (Salmos, 4:7 e Filipenses, 4:11-13)
c. Generosidade (Salmos, 37:21 e II Cor, 8:2-3 e 12)
d. Planejamento (Lucas, 14:28, I Crônicas, 28:12 e
Provérbios, 13:11) – Há muitos exemplos na bíblia de planejamentos estabelecidos por Deus e entregue a homens para execução, como o
Tabernáculo e o Templo de Salomão.
e. (auto)Controle (Gálatas, 5:23, Provérbios, 16:32 e
Salmos, 32:9)
a.
“Esclarecer é tirar a resistência do ser”. Emmanuel Levinas
à qualquer custo: dívidas
sempre que possível: pagar juros e aluguel
comprar por impulso (planeje suas aquisições e as pague à
vista) – exceto aquelas em caráter de força maior (para isso tenha sempre dinheiro guardado pois o “dia negro” sempre vem) deixar de controlar seus gastos financeiros ( a regra básica é não gaste mais do que você recebe, e separe sempre uma