Psicologia Aplicada
CLAUDETE SOARES DA COSTA
R.A. 1171103
Pesquisa sobre a Psicologia aplicada á Saúde
ATIVIDADE PORTFÓLIO 1ª SEMANA
BOA VISTA/RR
Ciência Psicológica
Cotidianamente usamos a psicologia em diversas maneiras. Desta forma, podemos chama-la de psicologia do senso comum. No entanto, o foco central desta pesquisa é a psicologia científica.
A psicologia enquanto ciência é muito jovem, seu início é datado no final do século XIX, por esse motivo ainda não apresenta teorias definitivas o que pode caracteriza-la por uma diversidade de objetos de estudo, devido aos fenômenos psicológicos serem diversificados e complexos. Contanto, não se submetem aos mesmos padrões teóricos de outras ciências.
Compreende-se, que a psicologia é um ramo das ciências humanas, então tudo o que diz respeito ao homem (seu comportamento, sua consciência e sua cognição), torna-se seu objeto de estudo. Talvez a psicologia não seja apenas uma ciência psicológica e sim varias em desenvolvimento. Subentende-se então que o homem em todas as suas expressões visíveis e invisíveis, é a matéria prima da psicologia compreendida pelo termo da subjetividade, no sentido de compreender a totalidade da vida humana.
Desta forma, embora a psicologia possua várias teorias, destacamos as mais importantes: o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise. Assim como as principais características de cada uma.
Para os behavioristas o objeto de estudo da psicologia é o comportamento, cujo o qual, é compreendido como uma interação entre o organismo e seu ambiente. Segundo essa ideologia para melhor compreensão do comportamento eles classificam em dois: o Comportamento Respondente, no qual a característica é dada por respostas do organismo que são eliciadas por estímulos do ambiente. (estimulo/ resposta), o que o torna muito importante para compreensão das emoções humanas. Já o operante pode ser caracterizado como o que abarca a maioria dos comportamentos do organismo, ou seja, a maior parte