O que é Psicologia e Psicologia Aplicada?
Segundo o dicionário Houaiss Online temos duas definições que a própria psicologia nos trás sobre ela, que são:
1 - Rubrica: psicologia. Ciência que trata dos estados e processos mentais;
2 - Rubrica: psicologia. Estudo do comportamento humano ou animal;
Bem, primeiro ela é a “ciência que trata dos estados e processos mentais”, sendo assim, considerar a psicologia como uma ciência significa que ela é conduzida pelas mesmas leis do método científico que conduzem outras ciências. Através de seus objetos de estudo ela atua como um elo entre as ciências sociais (sociologia e a antropologia), as ciências naturais (biologia), e áreas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.
Agora, vejamos “estudo do comportamento...”, mas o que realmente seria o comportamento? Ele nada mais é do que o modo ou maneira de se comportar, conduta, atitude. Hoje em dia pode ser até simples entender isso, mas há séculos atrás quando a psicologia ainda não se distinguia da filosofia havia muitas controvérsias a respeito disso e essas questões moldaram a psicologia da forma que vemos hoje.
Como já foi dito a origem da psicologia é na filosofia, logo as suas ideias iniciais vieram de filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles e Descartes. Suas ideias foram sendo adotadas, estudadas e conflitadas ao longo do tempo e a partir disso surgiram três correntes teóricas: o Funcionalismo, que vê a psicologia como “uma ciência biológica interessada em estudar os processos, operações e atos psíquicos (mentais) como formas de interação adaptativa”, o estruturalismo que se preocupa com a consciência, mas com seus aspectos