teatro, peça santo Inquerito, gênese da personagem Branca Dias
PEÇA TEATRAL SANTO INQUERITO
AUTOR DIAS GOMES
Branca Dias teria nascido em Portugal no ano de 1515, no século XVI, para se estabelecer em Pernambuco, se dedicou aos engenhos de canade-açúcar.
Quando trabalhava aos arredores do engenho de cana viu o padre Bernardo a se afogar em um lago, Branca imediatamente sem pensar o tirou do lago como que por uma atitude extintiva fez respiração boca a boca.
O padre perplexo com sua atitude e agradecido começou lhe fazer a cabeça fazendo com que branca ficasse confusa com sigo mesma.
O padre contatou que ela podia ser um pecado por ser tão bonita e inocente, isso faz com que padre Bernardo se sinta atentado pela sensualidade e inocência da moça.
Branca preocupada com sigo mesma tenda adiantar seu casamento, mas não consegue tendo em vista que é acusada ao santo inquérito e acaba por morrer queimada.
Sem nunca ter feito nada para isso, foi morta por sua bondade pela própria igreja.
Característica perspectiva da personagem Branca é uma mulher de boa fé, simples, pacata e romântica, sonha em casar com Augusto e lhe dar quantos filhos puder
Ocupações e pretensões ela trabalha colhendo cana de açúcar, arrumando a casa, fazendo comida e cuida de seu pai. Pretende casar-se com o noivo Augusto e ter uma família grande e feliz.
Fatores econômicos é humilde, mas tem tudo de que precisa e é feliz com o pouco que tem e muito satisfeita com a vida que leva.
Fatores sociais mora longe da cidade, não tem muito tempo para caminhar ate a igreja ou outros vilarejos por isso fica só em casa presa em sua própria rotina.
Fatores culturais e religiosos foi educada na doutrina crista por sua família e segue a igreja católica, não precisa ir até a igreja para fazer valer sua religião, Branca tem uma fé solida.
Lugar mora no estado da Paraíba.
Lugar especifico onde ocorre a ação engenho de canade-açúcar, em sua casa e mais tarde no santo inquérito um tipo de tribunal religioso.