54 262 1 PB
Revista Brasileira de Nutrição Esportiva
ISSN 1981-9927 versão eletrônica
P e r i ó d i c o d o I n s t i t u t o B r a s i l e i r o d e P e s q u i s a e E n si n o e m F i s i o l o g i a d o E x e r c í c i o w w w . i b p e f e x . c o m . b r / w w w . r b n e . c o m . b r
AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DECORRENTE DE ALIMENTAÇÃO
SUPLEMENTADA POR CHÁ VERDE E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO
1,2
Juliana Pontes de Brito ,
1
Antônio Coppi Navarro
RESUMO
ABSTRACT
A quantificação da gordura corporal é o componente mais avaliado na análise da composição corporal. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura, resultando no comprometimento da saúde. Obter um balanço energético negativo, por meio de exercícios e uma dieta equilibrada são fundamentais para o emagrecimento.
Aliado a isto, o consumo de chá verde pode interferir na termogênese e na redução do apetite. Objetivo: Avaliar a capacidade da suplementação de chá verde associada ao exercício físico em induzir a perda de peso e gordura corporal. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 1 indivíduo do gênero feminino, que recebeu suplementação de 2100mg/dia de extrato de chá verde e de placebo, por 14 dias consecutivos. Resultados:
Durante a suplementação de chá verde houve diminuição no consumo energético, peso e gordura corporal. Durante o uso do placebo os níveis aumentaram.
Discussão:
A suplementação de chá verde parece ter interferido no consumo alimentar, alterando o apetite e o peso corporal. Durante o período de manutenção (placebo) tanto o peso como o apetite foram recuperados. Conclusão: O chá verde, o extrato de chá verde e a epigallocatequina gallato são eficazes para o tratamento das doenças crônicas nãotransmissíveis. Parece que a administração de cápsulas contendo 300 mg de extrato de chá verde 7 vezes ao dia produz efeito positivo na perda de peso corporal.
Evaluation of the Decurrent Body Composition of Feeding Supplemented for Green Tea and
Lapsing of Physical