salmos
TEMA: O CAMINHO DO JUSTO E O CAMINHO DO ÍMPIO.
ITRODUÇÃO: O Livro de Salmos é uma coleção de 150 poemas dividida em 5 livros, boa parte dos Salmos foi escrita pelo Rei Davi, Salomão o filho de Davi, Moisés e vários homens que conduziam o louvor em Jerusalém Asafe, Etã e os descendente Cora, os autores de quase um terço dos Salmos não se identificam.
PROPOSIÇÃO: O justo procura viver no caminho que agrade ao senhor diferente do ímpio que não conhecer o caminho Senhor. ORAÇÃO INTERROGATIVA: De que modo podemos ver a diferença na vida do justo e do ímpio entre esses dois caminhos?
ORAÇÕA DE TRASIÇÃO: Vejamos através do texto lido quais são as diferença.
1-O CAMINHA DOS JUSTO Vs 1:3: O salmo começa apresentado as características de um individuo justo descreveu com Bem Aventurados (1:1a). Seu inicio a severa, portanto, veredicto do julgamento dando na conclusão (1:6). Resultado de uma boa vida e garantida desde o principio.
O salmos retrata a natureza da vida boa primeiro em termos negativos e, depois, em termos positivos. Os três verbos da forma negativa representa níveis crescentes de intimidade e são eles: A- Não andar no conselho dos ímpio: Nesse Vs o salmo adverti o justo a cerca do perigo de andar em mais companhias. As pessoas com a quais convivemos podem exerce forte influencias sobre nossa vida. A sabedoria africana trata desse assunto em vários ditados sobre os efeitos negativos de se associar aos perversos ( P.ex. “ O amigo do ladrão também”). O novo testamento argumenta de fora semelhante: “ As más conversações corrompes os bons costumes” ( 1Cor. 15:33).
Artigo Testamento Fornece vários exemplos de pessoas que caíram porque seguiram os conselhos dos ímpios. AMNOM, um dos filhos de Davi, seguiu o mau conselho de seu amigo Jonadabe e estuprou sua meia-irmã, Tamar (2 Sam 13.1:20), ato que levou desintegração da família de Davi. Roboao, sucesso de Salomão, recusou dar ouvidos ao conselhos dos Anciãos sábios e