Conselhos de escola
Assim, o conselho escolar além de participar da elaboração do projeto politico pedagógico tem a função de acompanhar o desenvolvimento das ações através da avaliação permanente. As situações de avaliação, aqui entendidas enquanto diagnóstico da realidade indicando quais aspectos devem ser mantidos ou revistos bem como a contribuição na elaboração de novas propostas. A perspectiva de participação deste conselho tem como concepção uma educação emancipadora que busca a transformação da realidade da comunidade educativa.
Um segundo aspecto que se apresenta como desafio para os conselhos de escola é trabalhar com as diferenças que marcam os sujeitos envolvidos no processo educativo considerando o pluralismo de idéias e o respeito as diferenças além da não aceitação das desigualdades sociais.
É fundamental ao conselho de escola o exercicio da mediação dos conflitos que estão presentes no interior da escola e que são reflexo das relações econômicas e sociais presentes na sociedade como de suas contradições, a escola não pode, portanto, ignorá-los mas ao contrário dar voz aos diferentes atores sociais abrindo espaços para o debate de idéias e opiniões.
O terceiro ponto é compreender a escola como um todo no qual as partes devem estar articuladas num esforço conjunto. Compreender que um projeto fragmentado traduz uma visão individualizada na