Conselho de escola
Fórum 1:
Qual a importância da instituição do Conselho de Escola na educação brasileira? Justifique.
Autor: Gislaine R. Dearo Guevara A grande importância, no meu entender, do Conselho de Escola na educação brasileira é a de colocar em prática a democracia participativa conquistada após várias lutas. E a escola pública é um lugar privilegiado para esse exercício consciente e comprometido com os interesses da maioria. Fazendo valer os seus direitos e deveres, democraticamente discutidos e definidos para afirmar os interesses coletivos e construir uma educação para todos, com igualdade, humanidade e justiça social.
E o Conselho de Escola é um importante espaço, dentro da escola, para a democratização na medida em que reúne os representantes dos segmentos da escola, onde se reúnem para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do Projeto-Politico-Pedagógico que deve ser visto, debatido e analisado dentro do contexto da escola.
O grande desafio do Conselho de Escola é de construir e garantir uma gestão democrática que deve nortear a educação escolar, já que está garantido na Constituição de 1988, art. 206 e assumida no art. 3º a Lei nº9394/96 da LDB inciso VIII, onde o Conselho de Escola deve contribuir para o processo de construção de uma cidadania emancipadora, o que requer autonomia, participação, criação coletiva nos níveis de decisão.
A atuação do Conselho de Escola além da democracia participativa implica nas condições materiais satisfatórias de infra-estrutura, valorização dos profissionais da educação, entre outras, que devem ser fortalecidas e encaminhadas aos organismos sociais competentes. Resultando em uma nova pratica escolar com desdobramentos positivos no dia a dia das escolas e das comunidades, superando concepções burocráticas e formais de gestão, possibilitando efetivos processos democráticos de gestão escolar.
Enfim, sua atuação reflete na pluralidade de interesses e visões que existem