Conselho escola
Houve uma época em que a escola podia fechar-se para a comunidade e, ainda assim, continuar funcionando com razoável grau de aceitação.
Era uma época em que a escola constituía uma estrutura fechada, em que se recusavam o diálogo com os pais de alunos, por entender que a presença dos mesmos servia para tumultuar os trabalhos, sem acrescentar nada de positivo.
Através de correntes pedagógicas essa atitude de completo distanciamento entre a escola e a comunidade vem sendo substituída, parcialmente, por uma nova maneira de entender o relacionamento que deve ser mantido entre ambos. O termo “parcialmente “ foi usado porque na realidade ainda existe uma gestão funcionalista, baseada na hierarquia de cargos e funções, deixando a educação fragmentada, com o poder deixado nas mãos somente do diretor . Em muitas escolas existem o Conselho de Escola por simples protocolo burocrático e não funcionam de fato. Muitas das vezes as decisões são tomadas somente pela direção, a qual já deixa tudo em ata somente para os membros comparecerem na diretoria e assinarem.
Os membros são escolhidos de acordo com o perfil da direção, e não de acordo com a atuação dentro da comunidade escolar e muitos nem se quer sabem a função de um Conselho de Escola e suas funções dentro do mesmo.
Atualmente as escolas deverão assumir uma Gestão Democrática, onde o gestor vai dividir suas responsabilidades com a comunidade escolar através do Conselho de Escola.
O conselho de escola é uma entidade sem fins lucrativos, constituídos por pais, alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores da escola. A escolha do Conselho se dá através das eleições (voto secreto). Cabe ao Conselho Escolar: Zelar pela manutenção da escola e