Consciência
Consciência: 1. Atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade. 2. Faculdade (capacidade) de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados.
Definição2 (Enciclopédia Bíblica):
Consciência: Voz secreta da alma que aprova ou reprova os nossos atos.
Introdução
Com certeza a consciência é algo bom, que Deus deu ao homem para que ele pudesse julgar moralmente e espiritualmente os atos. Ela nos indica que estamos nos desviando de um padrão, quando nos aproximamos de praticar ou mesmo já praticamos um ato que entendemos não ser correto.
Quando uma pessoa pratica algo contra aquilo que entende ser correto, a consciência da própria pessoa o acusa e o incomoda, possibilitando com que ele reflita mais sobre aquilo que fez e chegue a se arrepender.
Só que, quando a pessoa pratica várias vezes um mesmo ato, que chegou a acreditar não ser correto, sua consciência acaba se tornando insensível, de tal forma que esta não mais o acusa, ou seja, não o incomoda, fazendo com que ele não reflita mais sobre o que fez, dificultando assim o seu arrependimento.
Como veremos, a consciência é simplesmente um auxiliar que temos para nos ajudar a discernir entre o certo e o errado, mas ela não é o padrão da pura verdade que devemos seguir; pode a consciência pesar sobre algo que não é errado, como pode ela estar limpa, mesmo estando a pessoa a praticar algo contra a vontade de Deus.
A consciência é ligada àquilo que a pessoa aprendeu ser certo e errado. Varia de cultura para cultura e da própria educação e criação que a pessoa recebeu.
A Palavra “Consciência” Na Bíblia
A palavra “consciência” não se acha no Antigo Testamento, mas sim a idéia. Logo no início, Adão e Eva, depois de pecarem, ouviram a voz do Senhor, que andava no jardim, e esconderam-se entre as árvores. (Gênesis 3:8)
No Novo Testamento a palavra “consciência” aparece repetidas vezes:
1) A consciência Acusando 2) A