Serviço social
INTRODUÇÃO
O conjunto das transformações ocorridas na sociedade moderna trouxe consigo novos problemas, que aliados aos já existentes, significaram uma grande alteração no modo de vida das populações.
No Brasil, o problema da violência se tornou um agravante para a população e para a sociedade como um todo, tendo em vista que os cidadãos sentem-se ameaçados por um clima de total insegurança e diante disso, contam com o Sistema de Segurança Pública existente, para lhes prestar a segurança que precisam e lhes é de direito.
Há de se convir que a segurança pública não é um problema apenas da polícia, pois a Constituição, ao estabelecer que a segurança é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos (art. 144), acolheu a concepção de que é preciso que a questão da segurança seja discutida e assumida como tarefa e responsabilidade do Estado e da sociedade civil como um todo.
É evidente o crescimento da participação da Polícia na vida cotidiana da sociedade, pois a Polícia é um dos órgãos de extrema importância e como agentes de segurança pública, os policiais em sua execução profissional prestam serviços de segurança, estabelecendo assim uma relação com a população usuária desse serviço. Dentro dessa relação, é preciso ter o entendimento de que policiar é civilizar e onde não há policiamento, a desordem e o caos se instalam. Portanto, policiamento é zelo pela vida social e a proteção da sociedade como um todo. No entanto, para se ter um discernimento mais apurado do comportamento, da conduta dos policiais, é necessário compreender primeiramente o fenômeno da violência, já que ela tem influenciado com bastante ênfase a atuação dos policiais.
O primeiro capítulo deste trabalho trata sobre a violência e suas facetas, de como ela vem se transformando no decorrer do tempo e a forma como se