Atps analise de investimento
Esperamos com a realização deste trabalho, poder demonstrar como é feita uma analise de investimento,
Ao término do trabalho, esperamos ter transparecido de modo simples e coeso, aquilo que pudemos compreender com a realização deste, e assim, elevando e aprofundando nossos conhecimentos sobre as Ferramentas Contábeis.
INVESTIMENTO
Investimento é usar os recursos que temos no presente para no futuro ter mais que temos hoje. Podemos dar vários exemplos como: fazer um curso de inglês, comprar uma casa ou carro, fazer uma aplicação financeira:
Os investimentos podem ser:
- Investimentos públicos: são recursos que o governo ou entidades públicas disponibiliza a fim de gerar o bem- estar social. Exemplos: hospital, escolas, creches
- Investimentos privados: são recursos que pessoas jurídicas disponibilizam a fim de gerar retorno monetário para quem investiu. Exemplos: supermercado, escolas particulares, lojas.
- Investimentos mistos: são recursos que uma parte é do governo e outra parte de pessoas jurídicas disponibilizam tanto para o bem-estar da população como para o retorno do investidor. Exemplo: Banco do Brasil, Petrobrás.
Existem no mercado financeiro dois tipos de investimento:
- Renda fixa é aquele investimento que não há perda do montante investido inicialmente, com taxas de juros que podem ser pré ou pós fixadas.
- Renda variável é aquele investimento que pode haver perda do montante investido inicialmente e não tem taxa de juros.
Investimento de renda fixa:
- Certificado de deposito bancário (CDB) é um deposito com prazo determinado com rentabilidade pré-fixada ou pós- fixada;
- Caderneta de poupança é um deposito com rendimento a cada 30dias.
- Títulos públicos são papeis emitidos pelo governo com objetivo de financiar suas dividas.
- Letras hipotecárias são papeis emitidas para captar recursos para financiamento imobiliário.