Consciência
Definição. Consciência crítica é a atitude, conduta, comportamento, que tomamos de reflexionar a realidade à nossa volta, quer na vigília ativa como na vigília onírica. É a consciência reflexiva que utilizamos normalmente em outras situações. É o nível de consciência que temos dos fatos, eventos e objetos à nossa volta. consciência intuitiva A intuição é uma forma de consciência que pode ser apontada como um saber imediato, ou seja, que ocorre como um conhecimento. Desse modo, a intuição distingue-se do conhecimento formal, refletido, que se constrói através de argumentos. Em um e outro caso, a intuição tem caráter sincrético, isto é, representa uma aglutinação de elementos indistintos que, posteriormente, podem ser desdobrados em uma analise . Quando isso se der, estaremos entrando no conhecimento racional. Consciência intuitiva pode ser apontada como um saber imediato, que não passa por comparações.
CONSCIENCIA RACIONAL A consciência racional busca a compressão da realidade por meio de certos princípios estabelecidos pela razão, como, por exemplo o de causa e efeito ( todo efeito deve ter sua causa). Essa busca racional se caracteriza por pretender alcançar uma adequação entre o pensamento e a realidade, isto é, entre explicação e aquilo que se procura explicar.
Consciência de si, isto é, concentração da consciência nos estados interiores do sujeito, que exige reflexão. Alcança-se, por intermédio dela, a dimensão da interioridade que se manifesta através do processo de falar, criar, afirmar, propor, inovar. interioridade uma realidade que todo mundo sabe que existe, embora quase ninguém consegue dizer coisas concretas sobre ela. Consciência do outro, isto é , a concentração da consciência nos objetos exteriores que exige atenção. Alcança-se, por intermédio dela, a dimensão da alteridade, que se manifesta através do processo de escutar, absorver, reformular, rever,