Rugosidade
PESQUISA SOBRE RUGOSIDADE
Guilherme Rodrigues Azenha 135119-2 1. Introdução
Erros macro geométricos são os erros de forma, verificáveis por meio de instrumentos convencionais de medição, como micrômetros, projetores de perfil e etc.
Erros micro geométricos são os erros ocasionados pela direção de trabalho das ferramentas de corte e acabamento geralmente imperceptíveis para o olho humano, também conhecidos como rugosidade, necessitam de equipamentos especiais para sua verificação precisa.
Rugosidade é o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos eletrônicos, a exemplo do rugosímetro.
O rugosímetro é o instrumento ou equipamento que permite a detecção bidimensional de uma superfície. A caneta (ponta) atravessa normal à superfície, com velocidade constante (ISO 3274).
A rugosidade desempenha papel importante nos comportamentos dos componentes mecânicos, sendo: * Qualidade de deslizamento; * Resistência ao desgaste; * Possibilidade de ajuste do acoplamento forçado; * Resistência oferecida pela superfície ao escoamento de fluidos e lubrificantes; * Qualidade de aderência que a estrutura oferece às camadas protetoras; * Resistência à corrosão e à fadiga; * Vedação; * Aparência.
2. Conceitos Básicos
Para estudar e criar sistemas de avaliação do estado da superfície, é necessário definir previamente diversos termos e conceitos que possam criar uma linguagem apropriada. Com essa finalidade utilizaremos as definições da norma NBR 6405/1988. * Superfície geométrica (perfeita); * Superfície real; * Superfície efetiva (medida); * Perfil geométrico; * Perfil real; * Perfil efetivo (com ondulações); * Perfil de rugosidade (sem ondulações);
Superfície geométrica é a superfície ideal prescrita no projeto, na qual não existem erros de forma e acabamento.