Conjuntos
Disciplina: Teoria Geral da Administração
Tema: Henry Ford
Professora: Carla Lucas
Equipe: Janaína Santos 1º Sem. ADM
Keila Gomes 1º Sem. CC
Jéssica Roseira 1º Sem. CC Myrna Loy 1º Sem. ADM Janamárcia Barros 1º Sem. ADM
INTRODUÇÃO
Os primeiros estudos da administração na era clássica tiveram origem depois de alguns fatores gerados pela revolução industrial. Tais fatores, como o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, fizeram surgir à necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, explorando de forma inteligente os recursos e a mão de obra já existentes, visando maior lucro.
Os primeiros trabalhos a respeito da administração se deram no início do século XX e tinham ênfase nas tarefas e na estrutura.
Neste trabalho, iremos abordar a ideia de linha de produção em série idealizada por HENRY FORD que é utilizada até hoje em pequenas e grandes empresas.
QUEM FOI HENRY FORD
Henry Ford nasceu em 30 de Julho de 1863 e desde pequeno mostrou interesse pela mecânica. Quando jovem Henry se ocupava em uma pequena loja de máquinas equipada por ele mesmo. Aos 15 anos construiu o seu primeiro motor a vapor. No ano seguinte, saiu de casa com destino a cidade de Detroit onde trabalhou durante três anos de aprendiz de mecânico.
Nos anos seguintes, após regressar a sua casa, Henry partilhou o seu tempo entre a construção e reparação dos motores a vapor e as ferramentas agrícolas de seu pai.
Em 1891, dava-se uma nova mudança na vida de Ford, quando assume o lugar de um engenheiro na Edison Illuminating Company. Dois anos depois, foi promovido á engenheiro Chefe, então, tinha tempo e dinheiro suficiente para se dedicar as suas próprias experiências.
No ano de 1898, Ford foi demitido da Edison. No ano seguinte, criou a Detroit Automobile Company, há qual pouco tempo depois foi à falência.
Após a