conhecimentos
RAPHAEL ALCANTARA RUAS
SALA 307 – MP2
PROF ARTHUR PEREGRINO.
Os Varios niveis de conhecimento
A jornada pelo conhecimento é feita por um sujeito e por um objeto. Pode-se dar através de um fonte do conhecimento, denominado de conhecimento sensível, que acontece através dos sentidos; do conhecimento intelectual, que é a realidade das ideias e conceitos, ou do conhecimento misto, que é a junção das duas formas. Ë através desse elemento, conhecimento, que o homem se inteira das diversas áreas do mundo real, para daí então, se integra a alguma. Essas áreas são divididas em quatro: empírico, cientifico, filosófico, teológico.
O empírico, também conhecido como conhecimento popular, nasce através das relações do dia a dia, experiências rotineiras, voltadas para todos. Mesmo sendo um nível que não requer tanto aprofundamento, não deve ser deixado de lado, pois o mesmo forma a base do saber
O cientifico é uma conquista recente, sendo esse racional, e criado a partir da determinação de um objeto especifico sobre o qual vai se buscar o conhecimento, tornando-se assim uma ciência particular. Ressalta-se que a ciência se utiliza da observação e experimentação para buscar a objetividade, mas é preciso entender que ela não é a única explicação da realidade.
O filosófico se interessa por todas as reflexões apresentadas no âmbito da vida humana , de causas mais profundas, indo alem das coisas concretas, experimentáveis, procurando entender o sentido de tudo para que se possa fazer uma analise em conjunto da realidade e é uma constante interrogação que o homem faz a si mesmo.
O teológico baseia-se na fé, ressaltando que o encontro é feito pelo caminho da verdade ou pela investigação ou revelação, não podendo ser justificado por nenhuma outra área do conhecimento, apenas pela aquela que tem a fé como núcleo central