Conhecimentos
O conhecimento mitológico baseia-se no mito, que por sua vez é criado na esperança de explicar fenômenos que a ciência não consegue. Esse conhecimento faz da própria realidade uma fantasia, não se preocupando com o ato reflexivo e foi criado espontaneamente no dia-a-dia das comunidades mais antigas. À medida que a humanidade amadurece, os mitos passam a ser esquecidos, mas ainda assim, todas as culturas sofrem ou já sofreram influência mitológica.
O conhecimento teológico tem como pilar a fé divina e suas crenças. Trata da relação de um Deus com os homens e a existência, eternidade e finalidade humana. Suas verdades são absolutas, incontestáveis e não necessitam de verificação, já que o sagrado é explicado por si próprio. Exemplos mais comuns desse conhecimento são as escrituras sagradas como a bíblia e o alcorão.
Conhecimento filosófico tem início com os filósofos da Grécia Antiga, busca o saber e o entendimento do universo e tenta explicar a origem das coisas, usando a reflexão e o raciocínio. A filosofia usa a razão e crítica, mas diferentemente da ciência não necessita de comprovação concreta. Esse conhecimento é importante para a percepção e solução de problemas que podem atrapalhar a convivência humana.
O conhecimento científico é metódico e experimental, formando uma verdade concreta sendo passível de verificação e investigação. É um conhecimento objetivo e requer total exatidão e clareza. Abrange muitas áreas e apesar de não ter todas as respostas, explica muitos dos fenômenos existentes. A ciência teve e continua tendo muita importância para a evolução humana, como é na medicina e nas várias outras descobertas que melhoram as condições de