Mercado para o tecnólogo em turismo
Por meio dos planos de municipalização do turismo, é possível criar uma alternativa de trabalho e desenvolvimento em pequenas regiões do país. O governo tem feito investimentos na área de marketing turístico junto a prefeituras e órgãos públicos, enquanto as municipalidades buscam verbas por intermédio de órgãos como o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Tais medidas abrem o mercado para o tecnólogo em turismo, profissional com conhecimento em agenciamento, transporte, organização de eventos e lazer e com habilidade para sistematizar, planejar e organizar fluxos de turismo em centros urbanos, rurais e naturais.
Ele poderá atuar nas agências de turismo e em companhias aéreas, hotéis, parques temáticos e secretarias. Para trabalhar como guia de viagens e comissário de bordo, deverá fazer cursos específicos (no caso do guia turístico, existe um curso da Embratur que fornece a carteirinha reconhecida de guia). Nos hotéis, irá organizar eventos, planejar a programação, orientar hóspedes e receber convidados.
A área de marketing lhe possibilitará planejar e organizar as atividades turísticas de cidades e fazer divulgação da região; em turismo de negócios, criará eventos de lazer para executivos; e finalmente, poderá trabalhar em planos de estratégia com profissionais de várias áreas (economistas, arquitetos, cientistas sociais, ambientalistas).
Para se dar bem na área, é fundamental que saiba pelo menos um idioma estrangeiro, tenha boa cultura geral, goste de atuar em grupo e de lidar com o público. O curso de Tecnologia em Turismo inclui matérias como História da Arte, Geografia, História da Cultura, Sociologia, Comunicação e Marketing. Nas aulas práticas, poderá vivenciar o cotidiano da profissão.
Mercado
Em alta, devido aos novos investimentos nessa área e ao aumento da necessidade de lazer. O turismo ecológico também tem