Pim ii
Gestão da Tecnologia da Informação
PIM
Projeto Integrado Multidisciplinar
SUMÁRIO
1. RESUMO
2. ABSTRACT
3. INTRODUÇÃO
4. UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE A WEB
5. EXPERIÊNCIAS ANTERIORES
6. O SECOND LIFE
7. UNIVERSIDADE 24 HORAS
8. PROJETO E INFRA-ESTRUTURA DE REDE
1. RESUMO
2. ABSTRACT
3. INTRODUÇÃO
No início, a web era marcada por sites estáticos, sem interação com os usuários. A primeira grande mudança na forma em que usamos a internet veio com a larga aplicação de sites de comércio eletrônico. Assim, a rede passou a nos oferecer produtos e serviços. Depois veio a fase dos sites de relacionamento e compartilhamento de conteúdos (web 2.0).
Esse cenário nos colocou em uma situação muito complicada: Como organizar a imensa vastidão de conteúdo que se tornou a internet, de forma simples, eficiente e focada em nossas necessidades?
A resposta para esta questão é a “web semântica” – ou, se preferir, a web 3.0.
A principal aplicação da web semântica se refere à capacidade de os sistemas computacionais interpretarem o conteúdo disponível nos sites da internet e conseguir entender de forma diferenciada uma página em que a palavra bala é um doce ou é um projétil de armas. Ou seja, o conteúdo é interpretado de acordo com seu contexto. A forma com o que os sistemas irão executar esse rastreamento e interpretação será com base em mudanças na forma com que as páginas são construídas.
Parece um conceito simples, não? Mas não é tão simples assim. A forma com que essa evolução será conduzida ainda não é totalmente clara, mas é espetacular imaginar esse novo horizonte em nosso dia-a-dia.
Mais que um simples entendimento de palavras soltas – como o exemplo da bala – a web semântica poderá (e deverá) levar em conta cada usuário de forma individual, traçando perfis e procurando entregar ao usuário exatamente aquilo que ele quer, com base no