conhecimentos
A moeda possui funções: ser reserva de valor, instrumento de trocas, de poupança, de medida de valor e de pagamentos autorizados.
Durante a evolução da moeda, a matéria (o objeto de troca) vai se diluindo com o passar do tempo, ficando cada vez menos presente nas transações comercias pois o homem, naturalmente, busca sair do incômodo de ter que carregar a mercadoria ou o que implique riscos.
ESCAMBO: a troca simples de mercadorias
Lastro – o material, a própria mercadoria
O que servia como moeda – a própria mercadoria funcionava como elemento de troca (moeda). Quando um produto era muito procurado, servia como moeda. Ex.: o sal (daí a palavra salário), o gado, café.
O que fez as pessoas procurarem outros meios de transação comercial (o incômodo) – Era necessário ir com as mercadorias para o comércio (escravo, boi, vaca) e nem sempre era fácil encontrar alguém que quisesse trocar o produto que se precisava e ao mesmo tempo quisesse um produto que se tivesse disponível para efetuar a troca. Quando se possuía excedente era preciso trocar rapidamente porque geralmente era produto perecível.
Atualmente o Brasil faz escambo com a China (minério de ferro por materiais eletrônicos) de maneira voluntária e mais sofisticada.
METALISMO: valia pra quem possuía os metais
Lastro - o metal (ouro, prata, cobre, bronze)
O que servia como moeda – o próprio metal, que valia o quanto pesava. Era mercadoria com qualidade de moeda.
Vantagens – duráveis (não- perecível), fracionáveis (em kg, gr, o quanto se quisesse carregar), valor de peso (valia o que pesava)
O incômodo – Era perigoso carregar os metais,