Conhecimento
Mão única (Mas não necessariamente a certa)
Para compreensão é necessário considerar a ligação entre a idéia 1 mão única e a idéia 2 não necessariamente a certa estabelecida pelo elemento coesivo – mas-, conjunção que expressa oposição em relação ao esperado, ao pressuposto.
Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo
Refere-se a conhecimento gerais sobre o mundo, bem como a conhecimentos alusivos a vivências pessoais e eventos espácio-temporalmente situados, permitindo a produção de sentidos. Vejamos o exemplo a seguir:
Olé é deixar nossos adversários vendo estrelas. Seis, de preferência.
Se não levarmos em conta conhecimentos de mundo, como, então, compreender o enunciado: seis, de preferência? É preciso saber o que o Brasil foi classificado para a copa do mundo de futebol em 2006, dessa forma, seja o único a obter o titulo de hexacampeão.
Conhecimento Interacional Refere-se às formas de integração por meio da linguagem e engloba os conhecimento: Ilocucional; Comunicacional; Metacomunicativo; Superestrutural. Conhecimento Ilocucional Permite-nos reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo produtor do texto, em uma dada situação interacional. Conhecimento Comunicacional Diz respeito à: Quantidade de informação necessária, numa situação comunicativa concreta, para que parceiro seja capaz de reconstruir o objetivo da produção do texto; Seleção da variante lingüística adequada a cada situação de interação; Adequação do gênero textual à situação comunicativa. Conhecimento Metacomunicativo É aquele que permite ao locutor assegurar a compreensão do texto e conseguir a aceitação pelo parceiro dos objetivos com que é