Projeto de intervencao
Curso: Docência da Biologia
Disciplina: Tendências Atuais de Tecnologia na Prática de Ensino e Aprendizagem em Biologia
Atividade: Fórum 02
A Construção do Aluno, do Cidadão, do Professor e da Escola do Futuro
A tendência predominante na abordagem de conteúdos na educação escolar assenta-se na binômia transmissão- incorporação, considerando a incorporação de conteúdos pelo aluno como a finalidade essencial do ensino. Existem, no entanto, outros posicionamentos: há quem defenda a posição de indiferença em relação aos conteúdos por considerá-los somente como suporte ao desenvolvimento cognitivo dos alunos e há, ainda, quem acuse a determinação prévia de conteúdos como um afronta ás questões sociais e políticas vivenciadas pelos diversos grupos. No entanto, qualquer que seja a linha pedagógica, professores e alunos trabalha, necessariamente, com conteúdos.
Não se pode esperar uma uniformidade na forma de fazer ensino ou transmitir\produzir conhecimento, pois cada educador tem seu estilo próprio, suas experiências pessoas e a forma de encarar o processo de aprendizagem e os alunos que estão sob sua responsabilidade.
A formação escolar deve propiciar o desenvolvimento de capacidades, de modo a favorecer a compreensão e a intervenção nos fenômenos sociais e culturais, assim como possibilitar aos alunos usufruir das manifestações culturais nacionais e universais.
Adicionado a isso, também criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas. Essas condições são fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.
A escola, ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, buscará eleger, como objeto de ensino, conteúdos